Buscar

Sementes: a renovação de dentro para fora

por Isabella Brescia - Nutricionista


Linhaça, gergelim, semente de abobora, semente de girassol, chia e aveia são sementes de alto valor nutricional presentes em nossa alimentação.



As sementes e suas propriedades

O uso de sementes na dieta pode prevenir doenças cardiovasculares, catarata, degeneração macular, síndrome da fadiga crônica, além de auxiliarem na diminuição do peso, colesterol, de inflamação como celulite, auxilia o trânsito intestinal e aumenta a massa magra.


Ricas em gorduras saudáveis, as sementes estimulam a formação de colágeno e elastina tornando a pele mais macia e elástica, com propriedades antibacterianas auxiliam no tratamento de acne e dermatites.


Linhaça: fonte de ômega 3 e 6, fibras solúveis e insolúveis, antioxidantes, e lignanas, a linhaça é capaz de reduzir o colesterol, regular a pressão arterial (por possuir efeito diurético ela regula a quantidade de sódio no organismo e reduz o inchaço) , manter as membranas celulares saudáveis, prevenir a prisão de ventre, reduzir a inflamação do hipotálamo (atuante no controle hormonal da fome e da saciedade), reduzir os sintomas da TPM e menopausa (as lignanas são fito esteróis que se comportam como estrogênio em nosso organismo), auxiliam na hidratação da pele melhorando os sintomas de dermatites e eczemas.


A linhaça marrom tem uma maior quantidade de fibras sendo mais indicada para a prisão de ventre enquanto a dourada tem um maior teor de ômega 3 e fito esteróis sendo mais indicada para o alívio dos sintomas da menopausa, tensão pré menstrual e controle do colesterol.


Para aproveitar ao máximo os benefícios da linhaça as sementes devem ser consumidas trituradas. O ideal é comprar a semente inteira e triturar em casa para evitar a rancificação.

O óleo de linhaça não deve ser aquecido, pois o calor destrói parte do ômega 3, além de deixar um sabor desagradável.


Dica de consumo: adicionar linhaça moída em receitas de bolos, panquecas, tortas, pães, almondega e quibe. Triturar a linhaça com nozes ou castanhas e fazer um molho pesto ou misturar com cream cheese e servir como pasta.


Gergelim: fonte de ômega 6, fibras solúveis e insolúveis, proteínas, cálcio, magnésio, zinco e vitamina B1, o gergelim auxilia no processo de redução de peso por aumentar a sensação de saciedade, controle do colesterol e da osteoporose. Fonte de ácido siringico, esse fitoquímico ajuda a combater os danos causados pelos raios UV nas células da pele.


Dica de consumo: gersal, gergelim levemente prensado e torrado com sal marinho para temperar saladas.


Semente de abóbora: por ser uma excelente fonte de magnésio e triptofano a semente de abóbora previne a síndrome da fadiga crônica, promovendo relaxamento muscular, controle do stress excessivo e melhora da memória. Possui propriedades diuréticas e desintoxicantes evitando a formação de cálculos renais e gota. Fonte de ômega auxilia no controle do colesterol, tem ação anti inflamatória e previne doenças cardíacas. Auxilia na redução do peso por ser fonte de fibras solúveis e insolúveis, melhorando a função do intestino e reduzindo a absorção de gordura. Por ser boa fonte de cálcio reduz a fragilidade óssea e auxilia no controle da osteoporose.


Dica de consumo: substitua as nozes de uma receita por semente de abóbora, coloque no iogurte, frutas e saladas.


Semente de girassol: assim como a semente de abobora a semente de girassol também é fonte de magnésio e triptofano, micronutrientes que aliviam os sintomas de stress, ansiedade e depressão. Fonte de selênio e carotenoides, atua na prevenção do câncer atua na reparação e controle de danos celulares. A vitamina E presente na semente auxilia na hidratação da pele prevenindo o envelhecimento precoce e a aparência das rugas. Por ser rica em carotenoides atua na prevenção da catarata. Fonte de fibra, aumenta a saciedade, melhora os sintomas da constipação e auxilia no controle de peso.

Dica de consumo: substitua as nozes de uma receita por semente de girassol, coloque no iogurte, frutas e saladas.


Chia: como as outras sementes a chia é fonte de ácidos graxos poli-insaturados protetores do coração e compostos fenólicos que agem como antioxidantes. A chia se destaca diante das outras sementes no quesito teor de fibras de solúveis, ela tem tanta fibra solúvel que em contato com líquido se transforma em gel. As fibras solúveis auxiliam nas dietas de emagrecimento por darem sensação de saciedade e retardarem o esvaziamento gástrico, no controle do colesterol por reduzirem a absorção de gorduras e no funcionamento do intestino por facilitarem o movimento do bolo fecal. Boa fonte de cálcio, magnésio, fósforo e manganês, a chia ajuda a manter os ossos fortes, aliviar a insônia, reduzir enxaquecas e pressão arterial e metabolismo regular.


Dica de uso: se você não gosta do gel que se forma quando ela entra em contato com líquidos polvilhe na salada.


Aveia: fonte de fibras solúveis, insolúveis e antioxidantes a aveia auxilia no controle do colesterol e da glicemia, e nas dietas de emagrecimento por dar a sensação de saciedade. Boa fonte de vitamina E, zinco e silício aveia é uma grande aliada para quem quer ter a pele, cabelo e unhas hidratados, fortes e bonitos. A aveia aparece em três versões para consumo: flocos que conserva a maior parte dos nutrientes (quanto mais integro melhor), o farelo que possui maior teor de fibras por ser obtido da camada externa do grão e a farinha que possui menos teor de nutrientes pois é proveniente da parte interna do grão.


Dicas de uso:

  • Flocos: salpicados sobre frutas, saladas e iogurtes

  • Farelo: na massa de pães, tortas, bolos e almondegas

  • Farinha: é uma boa substituta da farinha de trigo.


Faça um mix de sementes e coma todos os dias 2 colheres de sopa, pode ser na fruta, no iogurte, na salada ou mesmo puro e aproveite todos os benefícios para a sua saúde e beleza!


A nutricionista Isabella Brescia faz parte da equipe especializada da Plenna Estética Avançada, que tem as melhores opções para sua beleza, saúde e bem-estar. A clínica oferece tratamentos estéticos faciais e corporais, tais como, Peeling Químico, Luz Intensa Pulsada (LIP), Laser, Depilação a laser Ligntsheer, Endermologia, Criolipólise, entre outros. Agende um horário para uma avaliação através do telefone: (31) 2510-1303 ou pelo whatsapp: (31) 9 9727-1166


Leia também:

Nutrição Estética Avançada: Você é o que você come

Nutrição Estética Avançada: O uso de chás no controle do melasma


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo