top of page
Buscar

Como tratar cicatrizes de acne

Por Anna Cláudia Lipiani - Fisioterapeuta Dermatofuncional



Muito comum, acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos.


Acne: o que é?

A acne é uma doença que possui várias causas, dentre elas podemos citar as principais: obstruções no orifício do folículo, sebo acumulado, contaminação por bactérias, fatores hormonais e tendência hereditária.


Mais comum na adolescência, a acne pode ocorrer também em adultos, principalmente em mulheres. Estudos relatam que 80% dos jovens possuem idades entre 11 e 25 anos. Nos adultos, cerca de 8% deles tem idade entre 25 e 34 anos, e 3% com idade entre 35 e 44 anos.


Em algumas pessoas, são pequenas e quase imperceptíveis. Porém, em outras, podem ser maiores, trazendo dor e incômodo, afetando a auto-estima, comprometendo o convívio social e podendo até mesmo provocar sérios impactos psicológicos. As lesões surgem geralmente nas partes mais oleosas da face, nos ombros, peito, braços e costas.


Dependendo do grau, e se não tratada adequadamente,pode deixar na pele manchas e cicatrizes.As cicatrizes de acne ocorrem, portanto, quando o tecido cicatricial substitui a pele normal e a estrutura da pele. A cicatriz é o resultado final da destruição do tecido.


O melhor caminho para evitar a cicatriz é a prevenção. Muitas poderiam ter sido evitadas com orientações, tratamentos adequados e realizados logo após o início da acne. O fato de "espremer" suas espinhas não auxilia em nada, pois este ato levará a um processo inflamatório ou infeccioso que poderá agravar o quadro e, consequente, o aparecimento de mais cicatrizes.


Tratamentos para Cicatrizes de Acne


Os pacientes podem apresentar diferentes formas de cicatrizes, de intensidades variadas e muitas vezes com a associação destas formas. Desta maneira, muitas vezes, é necessária a combinação de técnicas em um mesmo paciente, para possibilitar tratamento eficiente para os tipos de cicatrizes presentes.


Nos últimos anos tem havido avanços significativos capazes de deixar manchas e cicatrizes de acne bem menos evidente no mercado da dermatologia e estética. Vale a pena investir em tratamentos eficazes que deixam a pele bem mais lisa e bonita.


Confira abaixo algumas técnicas disponíveis no mercado que devem ser realizadas por uma equipe multidisciplinar especializada:


Técnica usada para clarear manchas e melhorar as cicatrizes. Neste tratamento é usado uma solução química sobre a pele. Pode ser superficial, médio ou profundo. Os superficiais clareiam as manchas, enquanto os médios e profundos auxiliam no tratamento das cicatrizes, uniformizando mais a pele, e melhorando sua textura.


É um excelente método para corrigir os desníveis causados pelas cicatrizes. É indicado quando há presença de cicatrizes deprimidas e profundas. Geralmente é doloroso e feito sob anestesia.


Na dermoabrasão, uma “lixa” remove partes superficiais da pele e até mesmo profundas, com objetivo de igualar a superfície da mesma. Com o tempo, surge uma pele nova bem mais lisa, que apresenta superfície bem mais regular e com muito menos cicatrizes.


Na microdermoabrasão, (Peeling de Cristal e Diamante), essa remoção é mais superficial, menos agressiva e necessita de mais sessões. A aparência logo após o tratamento vai depender da profundidade da agressão.


Tratamento a Laser


O tratamento é semelhante à dermoabrasão só que, ao invés das lixas, a retirada do tecido é feita pelo laser. A aplicação do laser pode reduzir o tamanho da cicatriz e amenizar ou acabar com as manchas. Alguns lasers são bastante eficazes, porém bastante agressivos que geram uma aparência bem desagradável logo depois do tratamento, fazendo o paciente se afastar das atividades por algumas semanas.


Diante disto, surgiram os lasers fracionados que produzem milhares de pontos tratados em meio à pele não atingida, ao passo que o convencional atinge uma área bem maior, provocando consequentemente maior lesão, maior desconforto e maior tempo de recuperação.


Dentre os lasers fracionados mais utilizados no momento, existem o CO2 Fracionado e o Érbium Fracionado: ambos com excelentes resultados, que conseguem estimular colágeno e reduzir cicatrizes, deixando a pele com um aspecto bem melhor.


Existem também aparelhos de luz intensa pulsada (LIP) que se parecem com o laser, porém possui algumas diferenças no tipo de luz podendo suavizar manchas e trazer também benefícios para as cicatrizes mais superficiais.


Combate as cicatrizes de acne com um instrumento composto por várias microagulhas também conhecido por “Dermaroller”que perfuram a pele na profundidade escolhida pelo profissional, fazendo microlesões nas cicatrizes, estimulando a renovação do colágeno.


Também chamada de “infusão controlada de CO2 medicinal” consiste em uma técnica usada também para cicatrizes de acne no intuito de injetar o gás carbônico com fluxo controlado nas cicatrizes atróficas, provocando micro lesões e descolamento do tecido que levam posteriormente aumento de colágeno e consequente melhora no aspecto da pele.


A Plenna Estética Avançada possui tratamentos faciais e corporais, além de contar com uma equipe multidisciplinar especializada e instalações adequadas para todas as suas necessidades. Para mais informações e agendamento, ligue: (31) 2510-103 ou envie uma mensagem pelo whatsapp: (31) 9 9727-6611.



58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page